domingo, 21 de março de 2010

Alô, alô! No ar a Rádio Coringão!*


por Felipe Carrilho

Quem estava acostumado a assistir às demonstrações de fidelidade da torcida do Corinthians nos estádios do Brasil talvez não imaginasse que essa devoção poderia extrapolar as arquibancadas. Mas os torcedores corintianos foram os responsáveis pelo surgimento da Rádio Coringão, o único veículo oficial via internet entre os três principais clubes da capital paulista: Corinthians, Palmeiras e São Paulo.

Localizada no bairro do Tatuapé – zona leste da cidade –, na rua Vargem Grande, 32, a Rádio Coringão possui uma equipe de quinze pessoas, entre profissionais e colaboradores fixos. São apresentadores, comentaristas, repórteres e até humoristas, todos dispostos a seguir bem de perto os passos do Timão. O seu endereço eletrônico é www.radiocoringao.com.br.

A página oficial do Corinthians na internet (www.corinthians.com.br) também disponibiliza um link para a Rádio Coringão. A associação com o clube paulista é o grande trunfo da web rádio e garante a sua popularidade. Com 6,1 milhões de acessos ao ano, o site do Corinthians está entre as 20 páginas de clubes mais acessadas do mundo, segundo o Futebol Finance (um site voltado para as finanças do futebol). Em atividade desde dezembro de 2009, a Rádio Coringão já alcançou a média de 15 mil ouvintes por dia. Os picos de audiência são registrados durante as transmissões dos jogos e na programação das 20h30 e podem chegar a 25 mil ouvintes.

Para se ter uma ideia da difusão da emissora corintiana, em 2009, a Rádio Globo divulgou o seu próprio recorde de audiência on line: 53 mil ouvintes, durante um jogo da Copa Libertadores. Levando-se em conta o poder de propagação da emissora carioca – que disponibiliza links no site Globoesporte.com e faz chamadas e atualizações via Twitter – é possível perceber que a diferença entre a sua audiência e a da jovem rádio corintiana não é tão grande assim.

Esse empreendimento começou quando o jornalista Ricardo Taves cansou-se dos problemas técnicos de uma web rádio corintiana não oficial em que trabalhava e resolveu contratar um provedor, criando a Rádio Coringão. Na sequência, alguns corintianos como Douglas Stephens, Lessandro Vendrami, Eric Rodrigo e Ginaldo de Vasconcelos Filho juntaram-se ao projeto e cederam as suas economias para a compra dos equipamentos necessários a uma transmissão profissional via internet.

“Já com a estrutura montada, transmitindo jogos e com uma programação completa, conversei com o doutor Sergio Alvarenga, diretor jurídico do Corinthians, que nos colocou em contato com o Departamento de Marketing. Marcamos uma reunião com Alex Watanabe, que gostou do projeto. Apresentamos, novamente, para Caio Campos e Luis Paulo Rosemberg. Pronto. Estava firmada a parceria e nascia a Rádio Coringão”, relata Ginaldo de Vasconcelos Filho, engenheiro formado pela Escola Politécnica, sócio da web rádio e um de seus apresentadores.

Em troca do uso de seu nome, o Corinthians recebe da rádio parte dos rendimentos obtidos com os patrocinadores. A Rádio Coringão está no ar 24 horas e possui uma programação bastante abrangente. Debates sobre a rodada do fim de semana, bastidores do clube e entrevistas com personalidades são os elementos que, combinados com criatividade e muito “corintianismo”, compõem a grade fixa de programas do veículo.

A história dos grandes feitos do Corinthians dentro das quatro linhas – com narrações de época de jogos memoráveis e homenagens a jogadores do passado – fica sob a responsabilidade do programa Apenas Corinthians, comandado pelo apresentador Eric Rodrigo e pelos comentaristas André Rubio, Fabio Gomes e Ginaldo.

Fruto do esforço coletivo de alguns torcedores, a Rádio Coringão encontra um terreno fértil para crescer e alcançar ainda mais ouvintes em 2010. No ano do seu centenário, o Corinthians disputa a tão almejada Copa Libertadores da América, contando com um grande elenco e craques midiáticos como Roberto Carlos e Ronaldo. “Eu assisti, em campo, as últimas cinco eliminações do Corinthians na Libertadores, mas me considero pé-quente mesmo assim, pois me lembro de pelo menos onze títulos que presenciei nos estádios. O meu lema de torcedor se mistura com o da rádio: ‘Com o Corinthians onde ele estiver’”, vibra Ginaldo.

* Texto publicado na edição de 19/03/2010 do jornal Diário do Comércio.

2 comentários:

  1. Felipe
    Parabéns pela reportagem.
    Você conseguiu transmitir o verdadeiro espírito da Rádio Coringão (vibra Ginaldo). rsrsrs

    ResponderExcluir