terça-feira, 27 de outubro de 2009

Uma velha rivalidade

por Felipe Carrilho

Meu avô é um descendente de espanhóis que se converteu ao corinthianismo quando, na flor da idade, chegou à metrópole, vindo de Bariri, no interior paulista, sua cidade natal.

O velho Fernando Carrilho não cansa de contar a história do dia em que, trabalhando como operário numa fábrica do Bom Retiro, foi convidado por um "camarada" para assistir, pela primeira vez, o Corinthians jogar no Parque São Jorge.

A paixão alvinegra imediatamente tomou conta do então jovem trabalhador, que foi colecionando episódios ao longo de suas décadas de vida corinthiana.

O escasso leitor pode estranhar o tom pessoal deste texto, tão incomum ao perfil de nosso famigerado blogue. Mas me lembrei de meu avô por causa do jogo que se aproxima, contra o Palmeiras, que representa a derradeira oportunidade de o Corinthians, de alguma forma, reabilitar a campanha mediocre que vem fazendo neste fraco Campeonato Brasileiro.

Há quase sessenta anos morando no bairro da Pompeia, reduto de italianos e descendentes, seu Fernando tem predileção por contar os "causos" que envolvem a rivalidade entre o Corinthians e o "Palestra". Ele chegou a assistir os embates entre os times das arquibancadas da Fazendinha: "Naquele tempo, não tinha tanta violência no jogo, mas se um ‘parmerense’ viesse com deboche, sentávamos o braço", costuma contar rindo.

As diferenças entre os clubes, para além das quatro linhas, também aparecem nos relatos de suas memórias: "Eles não gostavam de preto não. Preto não podia nem passar na porta do ‘Parmera’. Se um menino assim que nem você quisesse jogar lá, não deixavam".

Do alto de seus 91 anos de idade, meu avô, apesar da saúde de ferro, já não acompanha as idas e vindas dos campeonatos com o mesmo frescor da juventude. Numa das recentes visitas que fiz a ele, perguntou:

– Quem está em primeiro lugar no campeonato?

– Palmeiras, vô.

– "FIAS DA PUTA!" – respondeu prontamente.

6 comentários:

  1. hahahaha, muito bom o velho negão. Se ganharmos, podíamos fazer a vontade dele e fazer um buzinaço com ele dirigindo o Fuscão, fala aí? Tem uma história dele que é legal também, não me lembro detalhes, acho que era num clássico no Palestra Itália...
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Valeu, mas o avô negão é o outro, que morreu, o Dias de Oliveira, de quem eu puxei a pigmentação característica de minha pele. hehe

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Puta que pariu, acho que já tinha dado esse fora em outra ocasião. Mas de qualquer forma, o rolê de fusca ainda tá de pé.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Puts, seu vô espanhol (branquinho) tá cego mesmo... você negão não podia passar na frente do palestra, me poupe, seu outro avô (mulato) sim é que não podia passar por lá :P

    ResponderExcluir
  5. Ôrra, Carrilho, me fez lembrar as tretas entre minha Vó Palestrina e meu Vô Corinthiano...

    Pena que a porcada seja tão amiga do muçolininho, que protege o chiqueirinho. E pena que o Coringão tenha jogado alla Ronaldinho, fazendo só o "necessário" (como o Balu do Mogli, tá ligado? A música é boa, o "bare necessities"). Senão teríamos enfiado uns quatro, de fato.

    Abraço!

    ResponderExcluir