segunda-feira, 26 de abril de 2010

O prazer do gol

por Maurício Rodrigues Pinto

É atribuída a Romário a frase em que compara o gol ao orgasmo. Não sei se ele disse isso mesmo, mas, de fato, o gol representa um dos momentos mais sublimes do futebol. Seja em uma partida profissional ou em uma pelada de rua. E quando esse gol é um golaço ou um gol decisivo, a sensação de prazer é muito maior.
Muita gente critica os garotos santistas de falta de espontaneidade no momento de comemorar um gol. Eu discordo, acho que as danças e coreografias revelam uma faceta da alegria que o time demonstra ao jogar futebol.
Mas, para mim, nenhuma comemoração de gol no ano supera a do ótimo jogador holandês Arjen Robben, principal destaque do Bayern de Munique na campanha do time na Liga dos Campeões.
O gol marcado por Robben tem os dois atributos citados acima: golaço e decisivo. A comemoração é quase que minimalista. Não há gestos, movimentos espalhafatosos. Mas na expressão e nos gestos do holandês estão presentes a surpresa por ter acertado um voleio com rara felicidade e um indisfarçável (porém sutil) ar debochado diante da grande maioria de fanáticos torcedores do Manchester United.
Cabe dizer que o gol valeu a classificação do Bayern à semi-final da Liga dos Campeões, eliminando a equipe que era tida como uma das principais favoritas. Isso sem contar que representou uma vingança à derrota sofrida pelo Bayern nos segundos finais na final da Liga de 1999.

O gol e a comemoração de Robben:

Nenhum comentário:

Postar um comentário