quarta-feira, 15 de abril de 2009

Demasiadamente humano

por Renato Godoy

Jogo decisivo para o seu time. Último lance da partida. Um bravo volante de sua equipe desarma um adversário que pretendia driblá-lo, quiçá humilhá-lo. Em três toques ele vislumbra a possibilidade de um chute de longa distância. Finaliza com força, com raiva, com êxito.

Em situações como essa, vividas diversas vezes por torcedores, sobretudo corinthianos, a reação mais natural é a explosão, num misto de alegria e sentimentos "menos nobres". Toda a raiva e nervosismo acumulados durante
o jogo, ou durante a semana, são expressas em atos impensados, xingamentos e urros incompreensíveis.




O torcedor, à beira do campo, reage assim. Então, por que Cristian, o protagonista, não pode comemorar da forma como fez no domingo? Tal como todo o elenco do Corinthians, Cristian passou a semana inteira concentrado, na tensão do clássico. No jogo em si, passou todo o tempo regulamentar com um placar adverso – o empate não lhe interessava. Aos 96 minutos de jogo, faz o gol mais importante de sua carreira. E querem cobrar dele uma atitude racional? Se aquele não era um momento oportuno para agir emocionalmente, quando seria?

Imediatamente após o jogo, surgiram reações de cunho moralista, alegando que os gestos do volante não condizem com o anseio pela paz nos estádios. De certo, aquilo não era uma pomba da paz, como alguns queriam, mas a animosidade entre as duas torcidas não aumentou ou diminui por conta do ocorrido.

O certo é que Cristian, após o belo gol, encarnou o espírito do torcedor corinthiano. Zombou do adversário e comemorou de forma impressionante junto aos seus companheiros. Nada mais justo.

Puni-lo pelo gesto seria uma tentativa de destruir de vez o que ainda existe de humano no futebol. O que querem? Um espetáculo com comemorações pasteurizadas, incapazes de quebrar um alambrado ou de chegar perto dele, e repletas de palavras polidas? Se o futebol for isso, me incluam fora dessa.

10 comentários:

  1. Discordo, bicho. Gostava muito mais da época em que o Marcelinho colocava aquela faixa na cabeça com o nome do nosso Senhor e Salvador.

    ResponderExcluir
  2. Pelo menos ainda temos o Kaká na seleção. "I belong to Jesus"

    ResponderExcluir
  3. Isso que tão fazendo em cima do Cristian é frescura, ou viadagem se preferir.

    Sempre que vejo escarcéu sobre algo que envolve o Corinthians eu fico pensando: "Se fosse contra o Corinthians ou a favor de outro clube, essa grande massa de porta-vozes da indignação coletiva se manifestaria de forma tão fervorosa?"

    Claro que não!

    É só ver: gol irregular não anulado a nosso favor é tema de indignação coletiva em boa parte dos meios de comunicação por pelo menos uma semana. Gol irregular não anulado contra a gente sequer costuma ser relatado.
    Ou alguém viu a grande histeria de indignação coletiva sobre a sequência de gols irregulares não anulados a favor das bichinhas do Morumbi? E eu penso: "Ah, se fosse com o Corinthians..."

    Resumindo: roubar contra a gente ou favor dos outros pode. Roubar a favor da gente ou contra outros "é uma vergonha, é por isso que esse país não vai pra frente"...

    ResponderExcluir
  4. Thiago, pra piorar a situação transformaram a história do Cristian em caso de polícia, literalmente. Tudo pra criar uma crise e constranger o cara.

    ResponderExcluir
  5. Perfeito. Tomei a liberdade de linkar no meu blogue.

    Thiago, o anticorintianismo é a instituição mais hipocritamente escrota que existe. Você tem toda razão no que diz.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Rento, belo texto. Estão acabando com o futebol!

    Em breve, seremos obrigados a também fazer silêncio nas arquibancadas para não atrapalhar o "espetáculo".

    ResponderExcluir
  7. Pode crer, Junior, e com as novas medidas do governo, a tendÊncia é que apenas gritos aos moldes de "passou, passou um avião" poderão ser gritados num raio de 5 km dos estádios.
    Filipe, valeu pela citação no seu blogue.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Bom, acho que serei um contraponto, srsrsr.Até porque sou sao paulino, acredito que o Cristian errou e teve um gesto infeliz, so que o que estão querendo fazer com ele já beira o surrealismo,uma multa uns dois jogos no maximo de suspensao, acabou, nao acho que devam tratar ele como marginal, me parece mais um preconceito camuflado.
    Meu caro blogueiro eu sou favoravel a uma puniçao pois se no outro jogo um jogador do São Paulo fizesse um gol e imitasse uma galinha, ou fizesse gestos para a torcida do Corinthians, nao ia gerat mais animosidades.

    ResponderExcluir
  9. Renato, primeiro, obrigado pelo comentário. Só não entendi a sua última argumentação. Você é a favor da punição ao Cristian porque se um jogador do São Paulo fizesse o mesmo não iria gerar mais animosidade? Pra mim não ficou claro...Gestos "infelizes" e provocativos fazem parte do futebol, na minha opinião. No final do Brasileiro do ano passado, por exemplo, Dagoberto e Borges afirmaram que o Grêmio poderia chorar a vontade...Punição neles?

    ResponderExcluir
  10. Só explicando, eu acho que se na volta o sao paulo ganha e alguem imita uma galinha ou faz um gesto ofensivo, ias ser aquele escarceu, entao e melhor uma puniçao branda, e assim ninguem mais faz, pronto, eu particularmente na hora fiquei puto como torcedor, mas depois ja passou ja era e acho que o certo seria levar na brincadeira ai em outro classico a gente zoa e imita galinha, ou zoa acabou, porem a minha opnao a favor da puniçao é que nem todos podem entender assim e se ofender e gerar mais uma rivalidade besta, e nao aquela estritamnete futebolistica, e meu caro xara, o Dagoberto e o Borges nao fizeram gestos, e alem disso não eram duas equipes do mesmo estado, onde as torcidas sempre se cruzam, se fosse contra corinthioan sou palmeiras eles deveriam ser advertidos.
    Sei que é f.... essa bichisse no futebol mas do jeito que a vioencia anda, é melhor prevenir. Mas repito, o bom era ser levado na esportiva e ter o troco na esportiva, mas infelizmente é impossivel.

    ResponderExcluir