quinta-feira, 16 de abril de 2009

A irônica contusão de Rogério Ceni


por Felipe Carrilho

Na última segunda-feira (13/04), como todos sabem, o goleiro Rogério Ceni sofreu uma fratura no tornozelo esquerdo, durante um treinamento no CT do São Paulo.

O acidente ocorreu, de modo curioso, no clube paulista que encarna os ideais de nossas classes dominantes e provincianas - como o profissionalismo, o pragmatismo, o elitismo, entre outros - e justamente com o capitão são-paulino e jogador símbolo deste ideário.

Tais valores, quando "traduzidos" para o universo futebolístico, revelam-se na forma de provocações de torcedores e dirigentes, tais como "não nos importamos com campeonatinhos estaduais, apenas com a Libertadores", "os nossos rivais são o Barcelona, o Milan...", "passaporte de corintiano é bilhete de metrô", ou ainda na complacência de alguns críticos de futebol: "o São Paulo é um modelo de administração", "tem a melhor estrutura do Brasil", etc.

Entretanto, como podemos observar claramente na foto acima, e apesar das declarações contemporizadoras de Marco Aurélio Cunha, Rogério Ceni torceu o tornozelo no (ou pelo) danificado gramado de um "campinho" (um campo anexo) do centro de treinamento do São Paulo, durante um "rachão" com os jogadores reservas.

O fato de Rogério não ser exatamente uma das figuras mais progressistas do futebol não diminui o pesar de sua contusão. Porém, diante das representações que são feitas sobre o São Paulo e/ou pelo próprio clube sobre si mesmo, o incidente, ocorrido sob as precárias condições descritas acima, não deixa de conter uma ironia reveladora.

5 comentários:

  1. Se fosse em outro CT estariam pedindo a interdição. "Como pode um clube tratar assim de seus atletas?". Pelo menos eles têm o Reffis, um grande centro de recuperação de atletas. Outra coisa, você falou dos clássicos sãopaulinos contra Barcelona, Liverpool e Milan e que o PAULISTINHA não tem importância pra eles. Por que colocaram um time reserva ontem? Relacionando até juniores para a partida? Tudo que é sólido se desmancha no ar, diria o outro...

    ResponderExcluir
  2. Renato, o discurso bambi é tão contraditório que a juju vai dar prêmio para suas mocinhas CASO ganhem do CORINTHIANS...
    Ué, não era o "paulistinha"?...

    Felipe, quando soube da contusão, na hora me veio na cabeça: "Vindo de onde vem, não podemos duvidar de uma cena arquitetada para poupar o frangueiro de novos vexames". Ainda não duvido disso.
    Mas é ridículo como dão mais ênfase ao "apoio do grupo" que à buraqueira que causou a fratura.

    E você resume bem. É irônico. O time dos "nossos moços", ao contrário do time dos "mestiços", "carroceiros", "arruaceiros", deveria ter um CT decente.
    E não tem!
    O gramado quebrou o pé do capitãozinho delas!!!

    Mas a abutraiada silencia...

    ResponderExcluir
  3. Nooooossa quanta inveja hein....

    ResponderExcluir
  4. Renato,
    Valeu pelo comentário lá no Forza. É bom saber que os torcedores de verdade - que são os que importam - entendem este sentimento.
    Vou adicionar o blog de vocês aos meus favoritos.
    Abraços

    ResponderExcluir