terça-feira, 21 de abril de 2009

Algumas observações sobre a vitória épica

por Sérgio Marcondes

1) Mano Menezes ganhou taticamente o jogo. O Corinthians jogou bem, não ficou retrancado, foi pouco pressionado e foi preciso nos contra-ataques. Aliás, o segundo tempo mostrou a diferença entre um meia, que se não é sempre genial, sabe cumprir bem seu papel, dá toques rápidos, faz lançamentos e carrega bem a bola, como Douglas, e um bom volante que foi transformado em meia e exaltado exageradamente, como Hernanes.

2) Ronaldo fez a diferença mais uma vez, não só pelo pique fenomenal (com trocadilho) no lance do segundo gol, mas também pela visão de jogo que demonstrou ao dar o passe para Jorge Henrique, na jogada que resultou no primeiro gol. Como disse Tostão, ele ainda pensa e age mais rapidamente do que os outros jogadores.

3) Curioso o jornal "O Estado de S. Paulo" colocar ontem, como uma das razões para o resultado do jogo, que o São Paulo "cansou de perder gols" no primeiro tempo... Com muita boa vontade, lembro de duas chances de gol do time no primeiro tempo, um chute de Jorge Wagner e uma jogada de Washington (que, para variar, estava impedido e tinha feito falta não marcada...). Nada que demonstre uma pressão terrível ou uma sucessão de chances desperdiçadas. Será que ainda é uma tentativa de aliviar o vexame do São Paulo, na linha do "resultado injusto"?

4) O time do São Paulo morreu totalmente depois do segundo gol, não conseguia criar mais nada e parecia sem ânimo até para marcar... O resultado só não foi maior porque o Corinthians também diminuiu o ritmo, e não parecia acreditar no que aconteceu. Para um time tão bem preparado fisicamente, tão superior técnica e taticamente, com uma torcida tão maravilhosa, e tantas qualidades únicas (sempre de acordo com a própria visão que os são-paulinos demonstram do time, é claro), não seria um vexame? 2 a 0, faltando mais de 30 minutos, é um resultado bem possível de tentar ser revertido, para qualquer time que tivesse mais garra e dedicação. A não ser que a arrogância e a confiança na vitória fossem tão grandes que o time tenha sido enormemente surpreendido, o que seria um fato bastante revelador do espírito costumeiro do São Paulo.

5) Para encerrar, uma ótima piada, copiada do blog do Juca Kfouri: "Como o São Paulo podia pensar em ganhar o jogo, se entrou em campo com 11 goleiros"? :)

11 comentários:

  1. Primeiramente gostaria de parabenizar vcs pelo blog.Sou sao paulino mas amante do futebol e socialista convicto.Meus camaradas, vou comentar aqui sobre algumas leituras que fiz e também fazer um pedido, o pedido seria se vcs tem conhecimento sobre um blog do dr Socrates, esse sim um dos maiores idolos do nosso esporte (melhor do que Ronaldo e Rogerio Ceni).
    Sobre os comentários, as criticas a diretoria do SP são justa, nós mesmo tricolores socialistas nao aguentamos DEMagogos na diretoria do clube, porém esse vies direitoso está presente EM TODAS AS DIRETORIAS de clubes no Brasil não apenas no SP.Andrés, Beluzo e Marcelo Teixeira só são menos carcatos que JJ e Mac(anao de jardim)mas não exemplos de omens progressistas.
    Sobre Rogério Ceni, fora das 4 linhas não me simpatixo com ele e não sei se vcs assistiram na epoca da eleiçao presidencial ele foi preconceituoso com Lula em um programa de tv e tomou uma invertida do Socrates, foi muito bom,, porém Ronaldo também nao é la muitoprogressista, só nao é esnobe como Ceni, mas não é nenhum Socrates ou Casão.

    Ah, e outro pedido seria uma matéria com o Casão, seria ótimo, pois digo, somos amantes do esporte e do futebol, apesar de ser são paulino, e reittero, concordo com o que vcs dizem sobre a diretoria, porém torcedores de todos os times tem suas opnioes politicas, ou os corinthianos sao todos de esquerda, ou sao paulinos sao todos de direita, claro que não camaradas.

    No mais parabéns pela classificação merecida e realmente épica e mais um Repudio a diretoria do SÃO PAULO, pois sujar com penas e milho a parte destinada aos corinthianos é grave e tem que ser punido igual ao episodio do gás no ano passado no palestra italia.

    NEHUMA GUERRA ENTRE NÓS
    NEHUMA PAZ ENTRE AS CLASSES

    ResponderExcluir
  2. Carlos Renato,

    Obrigado pelos elogios ao blog. Como você percebeu, este é, de fato, um blog de esquerda e corintiano, mas "ecumênico" em relação a torcedores de outros times.

    Infelizmente não possuo nenhuma informação de que o Sócrates tenha um blog, uma pena. Sei que ele escrevia na Carta Capital (escreve ainda?).

    Sobre o Casagrande, escrevi um texto aqui sobre ele chamado "Caminhos cruzados: Casão, Ronaldo e o Corinthians", mas outros poderão surgir.

    Sobre a minha posição em relação ao São Paulo (e não necessariamente a posição deste blog), no texto "O maior clássico paulista" exponho alguns argumentos sobre a questão (aprofundados, em seguida, na discussão).

    Concordo com suas críticas à atual diretoria são-paulina. Entretanto, entendo que a mesma não faz mais do que repercutir (talvez exageradamente) algo que está previamente no imaginário são-paulino. O buraco parece ser mais embaixo. hehe

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Serjão,
    Foi impressionante mesmo a maneira como o São Paulo entregou o jogo depois do segundo gol do Corinthians. Sentiram o golpe.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Perfeita análise. Este blogue realmente desponta para ser um dos grandes blogues dos Corinthianos.

    No mais, é contra-senso (ou contrassenso?...) um socialista 'torcer' para o clube erguido pelas ditaduras varguista e militar, com base em acintosos assaltos ao patrimônio público, e ainda por cima 'ser contra' os demoníacos que lá tem morada, caro Carlos.
    Perdão por ser franco.

    Aliás, sujar o espaço dos visitantes não é problema algum. Eu quero mais é ser tratado mal na casa do meu inimigo; o milho eu estourei e joguei de volta, em forma de pipoca, em vocês.

    O problema mesmo é que essa gente demoníaca cavou a cova e já encomendou a lápide do mais 'estruturado', 'moderno', 'arrojado' e metido clube do Brasil. Vide a operação do leco para desmentir a própria derrapada.

    Aliás, o gás do Palestra foi lançado pela diretoria demoníaca.
    Só que a cena não surtiu efeito, foi feita uma operação midiática e há quem acredite até hoje que pode ter havido gás ali. Claro, acredita quem nunca foi ao Palestra. Eu, por azar do destino, conheço bem aquele chiqueiro.
    Só que o policial, no dia do acontecido, disse que aquilo não era gás de pimenta.
    O laudo da polícia negou que possa ter sido jogado de fora para dentro.
    No vídeo aparece aquele médico de cabelos brancos, demoníaco, falando para todo mundo colocar a mão no rosto.
    Quanta espontaneidade!

    E se me permite continuar, a guerra é institucional, não entre nós.
    O spfc não vale um papel higiênico sujo.
    Questão de História.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Filipe,

    respeito sua opnião,e não vou discutir a história dos time, pois fica claro a origem de cada um, não só Corinthians, São Paulo, o u Palmeiras. Mas analisando o processo de formação desses times no período a partir de 1964, veremos não só o alinhamento da diretoria do spfc, como a do proprio Corinthians,de Matheus e W.Helu.Veremos a seguir que dede então o comportamento direitoso equase fascista dessas diretorias se acentuam, claro que com a honrosa exeção da democracia corinthiana. Ou Dualib, Andres(apesar de sua ligação com o pt)
    são tão diferentres assim de JJ(o verdadeiro bebado)ou Mac demagogo?
    Confesso que amor ao clube nao tem logica, porem a maior dor que o spfc me causou não foi a derrota para nehuma outro time e sim as vaias e xingamentos desferidos contra Lula no Morumbi, na decisao de 89 e vespera do segundo turno presidencial, porem vale ressalatar que as arquibancadas sao paulinas assim como as vascainas saudaram o entao candidato Lula quando foi anunciada sua presença, e as reações preconceituosas explodiram das numeradas. Porem amor naose explica meu caro, acho que ninuem consegue explicar o porque torce por um time, eu mesmo venho de uma familia corinthiana e de direita, de votar, em janio e maluf e no entanto sou sao paulino e de esquerda.Como vc disse a guerra é institucional, não entre nós, porém um pedido que façoaso camaradas socialistas de outras agremiaçoes
    NÃO confundam a diretoria do sao paulo com os torcedores, lembrem-se que a torcida do sao paulo não é a aó a elite e sim uma massa enorme da periferia tembém e alias tocando no assunto elite, vcs tem a maior torcida entre os mais ricos também,e por uma questao obvia
    vcs sao a maior torcia, assim como a nossa é a segunda portanto estaremos sempre mais represenatdos em todas as camadas.
    Sobre a sujeira no estádio, acho que não condiz com o respeito ao torcedor e me senti envergonhado, e sobre o time pipocar, nao vejo assim, o corinthians jogou melhor e evenceu, garra nao faltou e apos o segundo gol o time realmente sentiu.
    E a proposito, vc acharam democrático a tv aberta(globo) passar os dois majestosos e nenhum santos x palmeiras.
    Comentei sobre isso no meu blog , apesar de nao ser um blog sobre esportes.

    www.carlosrenato50.blogspot.com

    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  6. Caro Carlos Renato,

    É a partir de 1937 que a ditadura varguista acolhe, através da Secretaria de Esportes e da maçonaria, e de grupelhos ainda mais sórdidos, um certo clube que se encontrava desamparado.
    Uma turminha de filhinhos de papai fora deserdada pelas senhorinhas do clube de chá-das-cinco, o Paulistano, ainda em 1929. Fundaram um certo "da floresta" que faliu em 35. Com porfírio da paz "se reergueram", sempre com a ajuda dos desmandos para com o patrimônio público, em 1935.
    E em 37 encontraram a "curva da História" que precisavam. A ditadura varguista os acolheu, como uma mãe.
    Já em 38 a Secretaria promoveu um jogo, chamado "das barricas", e porfírio mendigou centavinhos das torcidas do Corinthians e do Palestra.
    Em 41, no auge da guerra, proibiam os estrangeiros aliados ao chamado "eixo", dentre os quais Franco, espanhol, também estava até então. O presidente do Corinthians era Manuel Correcher, nascido espanhol. E portanto, a corja oportunista viu ali uma oportunidade. Articulou o poder público, nas mãos da Secretaria de Esportes, e armou a INTERVENÇÃO no Corinthians.
    Só que os Corinthianos sabiam/sabem mais das coisas que esses farsantes. Na mesma noite o Conselho se auto-dissolveu, impedindo que as "reformas" que o capitãozinho do exército varguista - que era dessa turminha 'sampaulina' - pudessem acontecer, a ponto de usurpar a História Corinthiana.
    Mas a coisa não parou por aí. Em 42, tentaram tomar para si o Parque Antártica, que era de um clube chamado Palestra.
    Corinthians e Palestra eram, e ainda são, os dois clubes populares dessa cidade-monstro. Mas a turminha precisava se "firmar". Só que em 42 fizeram apenas revigorar o sentimento dos palestrinos, pois fugiram de campo após uma sova em campo.
    Na mesma época quase tomaram o patrimônio do Germânia, que precisou ir para o rio Pinheiros, e adotou este nome.
    O poder público nesta ditadura não estava satisfeito. Cedeu sem requisitar qualquer contrapartida (ao contrário do que praticou com o Corinthians em 1917, no caso da Ponte Grande, e do Tietê, e do Espéria, etc, etc, etc) um terreno que, pouco tempo depois, a esperta e oportunista turminha vendeu para a portuguesa...

    Opa, ainda estamos em que ano? 42? Puxa, a guerra nem havia terminado e a turminha já tinha mostrado a face oportunista até não poder mais...

    Enfim, o que quero dizer é que em 1964 esse "processo de formação" já está CONSOLIDADÍSSIMO.

    O wadihelu, que é um câncer que essa turminha maçônica enxertou após Trindade perder a credibilidade entre os associados (sim, se a intervenção não deu certo, então a turminha enxerta alguma figura NA MARRA) já estava ali, desde 58, como vice de Matheus, e desde 61, como presidente. Ficará até 71, e só é derrotado porque uma união de jovens idealistas encabeçados por Flavio La Selva, Tantã, Joca, e mais uma centena de pessoas Corinthianíssimas (meu pai incluso, e isso tenho o maior orgulho em dizer), fundaram uma torcida realmente organizada, que apanhou muito dos capangas desse sujeitinho, mas não esmoreceu, como Bons Corinthianos que eram/são.

    História não se compra, é isso que é preciso se fazer entender.
    Não dá pro sujeito se dizer sampaulino e socialista. É contra-senso na ESSÊNCIA.

    MAs daí alguém que se diz parte dessa contradição vem e argumenta "dualib não é a mesma coisa que juju?". Trata-se do migué de quem já se cagou inteiro, e vê ao lado alguém soltar um peido, com o perdão da comparação.

    Ou seja, não compare um com outro porque são processos institucionais distintos. E o Sanchez, por pior que seja, dá de dez em qualquer demagogo hipócrita do sampaulo.

    Da mesma forma, a História do Vasco é riquíssima. Pioneira num futebol elitista. Se em 89 houve quem vaiasse o Lula, isso não tem nada a ver com a história institucional.

    Não confunda o torcedor e suas opções políticas com a instituição e sua história.

    São pesos e medidas que não se encontram, não é nem que são diferentes. É que não tem como comparar logica e históricamente.

    Enfim, não dá pra sustentar essa torcida para um clube desse e se dizer socialista. Releia o que você escreve e encontrará pelo menos cinco contradições gravíssimas. Tanto lógicas quanto marxistas, se é que... enfim.

    Ah, outra coisa: quem falou que vocês têm a "segunda" torcida? Que nós somos a maior, é óbvio. Pelo menos um terço de cada classe social nesse país injusto.
    Mas o sampaulo? Não, não. O sampaulo, a bem da verdade, não tem nem torcedor de verdade, sejamos francos. Por tudo o que foi dito.

    E sobre o tratamento ao adversário, meu caro, isso é FUTEBOL, sempre foi. Não dá pra querer higienizar, como quiseram os varguistas, maçônicos e a turminha dessa corja imunda, ainda na década de 30...

    Há relatos de brigas homéricas entre torcedores de Mackenzie e Paulistano, Corinthians e Palestra, Santos e Hespanha, só pra citar rivalidades futebolistas de verdade.

    Enfim, encerro aqui por enquanto. Com a esperança real de que você entenda o que está sendo dito.

    Aos donos deste magnífico blogue, perdão pelo palavrório, que, julgo eu, é no fim necessário.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Carlos Renato, obrigado pelos comentários, um de nossos objetivos é exatamente esse, despertar a boa polêmica.
    Filipe, mais uma vez obrigado pelo comentário aqui no nosso blog. Não há porque pedir perdão "pelo palavrório", esse comentário traz uma série de fatos históricos importantes e simbólicos. Não conhecia essa intervenção no Corinthians, tampouco sabia sobre a perseguição aos espanhóis no Brasil.
    Legal a citação que você faz ao início dos Gaviões e a menção ao seu pai. Aliás, a história que você conta sobre o seu pai, no seu blog, é realmente emocionante, parabéns.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Filipe,

    olha, vc cita alguma contradições gravissimas no que digo, só que vc distorce uma coisa, e espero que vc leia o que escrevi com mais atençao.
    Não citei, mas conheço boa parte da história do spfc, porém julgar seus torcedores a partir da diretoria, ou da história de formãção. Meu caro, vc está sendo PRECONCEITUOSO e se igualando a turminha que fundou o spfc.Quando cito Dualib, não é com a intençao de jogar a história do corinthians no lixo, clube o qual eu admiro, assim como vários. A vaia a Lula se deu por parte da torcida do spfc, nao por inteira e nem a do vasco(eu estava no morumbi)
    quanto a insinuaçao feita a minha verdadeira ideologia, bom ai fica por sua conta, e se quiser, te convido a vir em Guarulhos e conhecerá um pouco do meu histórico.
    E quando me referi as condiçoes imundas que a diretoria do spfc destinou a vcs no estádio, fico indignado pois se alguns como vc nao se importam, a maioria dos torcedores nao gosta de ser mal tratado.
    E vc nao respondeu o que achou do fato dos dois majestosos serem televisionados pela tv aberta e nenhum palmeiras x santos.

    E faço o apelo mais uma vez, será que todos os torcedores do sp são fascistas(quero a sua resposta), e também será que esses novos torcedores sao paulinos precisarao pagar o preço dos fundadores??
    Entao, ainda acho que a convivencia pacifica é a melhor saida, pois meu caro enquanto nos dividmos, a ELITE NOS ROUBA E ENGANA.
    Meu caro, não queria entrar nesse merito, pois pode parecer questao de disputa clubistica, o que deveria ser feito em forum apropriado e nao em um blog da torcida de um time pois considero desrespeito, porém é clero que a torcda do sp cresceu e é a segunda maior do estado e a terceira do país.Ou será mais uma invenção da midia?? E me desculpe mas hoje em dia a demagogia impera em todas as diretorias dos grandes clubes de sp, incluindo a de vcs.
    Respeito seu ponto de vista mas também deixo firmado o meu.

    ResponderExcluir
  9. Filipe
    E desculpe-me porém só vi agora, obrigado pela participação no blog

    ResponderExcluir
  10. Só para completa, queria me desculpar se "peguei um pouco pesado', mas essa questão sao paulo-socialismo já é uma questão que beira a comédia, vc nçao é o unico que me questiona e até numa resposta que vai parecer mais sobria, é fato que comeceia torcer par ao sao paulo aos 5,6 anos e antes claro da minha opção ideologica. Sobre a GAVIOES, EXISTEM historias de que no inicio , ela ajudava até esconder militantes que se escondiam da ditadura, acredito pois o contexto que ela foi fundada remete a isso, Não sei como ela funciona hoje, aliás citando um caso sobre a diretoria do sp, me revoltei nao fim do ano passado com o assassinato do torcedor da dragoes por um bandido de farda, la no df
    e o juju e o anoa, fingram que nem era com o sp, nem fizeram uma critica, nem nada. Penso que melhor que os 6-3-3 que eu me orgulho tambem, era melhor ter menos titulos, porem com uma historia mais limpa e democratica. So que como disse, nao somos fascistas e o amo r ao clube nao se explica, ele ultrapassa nossa linha de pensamento, afinal eu vim de uma familia 90 por cento corinthiana.
    E ai Filipe so para por mais fogo na discussão, eu tenho cidadania espanhola, e voto na regiao da galicia(la o voto e distrital) e claro votei smpre no psoe(menos pior), contra o pp e a direita.
    Pode isso

    UM SAO PAULINO, SOCIALISTA E ESPANHOL?
    RSSRRS
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  11. Caro,
    Não é preconceito, é conceito formado. Aí sou obrigado a dizer que quem não leu o que escrevi foi você.
    Entenda, apenas, que o que deu origem à instituição spfc é sórdido, cheio de malícias elitistas, e é o oposto ideológico ao que representa a formação do Corinthians. Esse é um ponto.

    Outro ponto é o decorrer da história, que acaba por afundar nessa lama ainda mais o spfc.
    O Corinthians acaba vítima disso, e é usurpado pelos mesmos que usurpam o povo de um modo geral, e o futebol, de um modo particular.

    E veja, quem diz que a elite rouba e engana é vocÊ.
    Então te lembro que o que o spfc faz, até hoje, é criar uma vitrine falsa, purpurinada, um verdadeiro fetiche da mercadoria, como diria o barbudo.

    O Corinthians é o contrário disso, até hoje.

    Veja, minha pretensão não é te fazer largar do spfc, embora isso seria mais coerente com a ideologia que segue. É apenas te fazer entender que você se enfiou em uma enrascada tipicamente capitalista, sórdida, fetichista.

    Quanto aos outros pontos desta conversa, me furto a dribá-los por falta de tempo, hoje.

    Aliás, quem sou eu pra dizer se "pode" um espanhol da Galícia, socialista e bambi?

    Só sei que sou descendente de salernitano, calabrês, marroquino, andaluz, portugueses de Braga e da Ilha da Madeira, franceses de Lyon e de Bordeaux, irlandês de Kerry, negros mestiços com índios e brancos de Minas, e tenho cidadania italiana. Na última eleição nem votei porque tenho direito a isso, e porque qualquer um seria uma verdadeira merda, além do que não moro lá.
    Nasci na Bela Vista, fui criado em Santa Cecília, jogava bola na Praça Marechal, morei boa parte da minha vida na Pompéia, trabalho na Paulista, estudo no Butantã e moro na fronteira com o Taboão.
    Ou seja, um autêntico Corinthiano. Isso eu sei que pode. E deve.

    Abraço!

    ResponderExcluir