sexta-feira, 15 de maio de 2009

A mídia ainda são-paulina?

por Sérgio Marcondes

Uma das coisas que mais tem me incomodado nos últimos anos, ao ler os cadernos de esportes dos jornais paulistanos e ver os programas e transmissões de TV, é que, com raríssimas exceções, sempre se difunde a visão da diretoria e da torcida do SPFC sobre tudo, sem qualquer crítica, qualquer contraponto e muitas vezes favorecendo os interesses do clube, sendo colocados como se fossem naturalmente os melhores e mais válidos, e ajudando ao marketing são-paulino, que procura fazer do seu time algo completamente diferente e imensamente superior aos outros clubes de futebol brasileiros. Achava que, talvez, uma das razões disso fosse que, bem ou mal, o SP tem vencido campeonatos nos últimos anos, o que, de um ponto de vista pragmático, daria um pouco de razão a esta postura. Mas o primeiro semestre de 2009 tem demonstrado o contrário: o SP não ganhou nada, tem jogado bem mal, foi eliminado com duas derrotas para o Corinthians do Paulista, e mesmo assim a postura da mídia não mudou em nada. Querem alguns exemplos?

1) A questão dos jogos no México da Libertadores. Sem entrar em outras questões, como a histeria criada em torno da nova gripe (quando existem doenças que matam muito mais pessoas, aqui mesmo no Brasil), ou a participação dos mexicanos em um torneio de outra confederação, a solução encontrada foi aprovada unanimemente por todos os jornais e TVs, e até por blogs de corinthianos como o Juca Kfouri. Eu já vi até alguns comentários, em transmissão de outros jogos, do tipo "se os mexicanos não querem jogar, nós queremos", e tal, que invertem totalmente a história! Ora, os mexicanos não quiseram jogar apenas uma partida fora de casa na casa do seu adversário (como se outros times fossem aceitar)! Outras soluções, como um jogo só em campo neutro, foram rapidamente descartadas, embora todos se apressem a descartar que haja vantagem para o SP ou qualquer preconceito contra os mexicanos... (embora o campeonato deles já tenha sido reiniciado e não haja qualquer recomendação da OMS para evitar viagens ao país). O mais curioso (ou patético) nessa história foi ver o Muricy, que morou no México vários anos e é adorado lá, se complicando todo para tentar defender a decisão da Conmebol sem criticar os mexicanos... Mas até ele, que é um funcionário do clube, foi menos "são-paulino" nos comentários do que os jornalistas.

2) Vamos fazer um exercício de imaginação. Já pensaram, se o Ronaldo tivesse ido para o SPFC e estivesse jogando com o mesmo nível de hoje em dia, quantas reportagens, menções e declarações de são-paulinos apareceriam sobre o centro de recuperação do time, seus médicos, fisiologistas, sua estrutura de nível inigualável no Brasil, que atrai até jogadores estrangeiros, seus métodos revolucionários, etc.? Em compensação, alguém viu ou leu alguma matéria sobre o centro de recuperação do Corinthians em relação ao Ronaldo? Eu, pelo menos, não vi nem li nada...

3) Como foi mostrado em um post de outro ótimo blog (http://bloguedotimao.wordpress.com/2009/05/06/post-26-acho-que-sampa-nao-tera-estadio-para-a-copa-do-mundo/), o Morumbi tem muito mais problemas para sediar a Copa de 2014 do que eu pensava. Questões de estrutura, de estacionamento, mesmo de capacidade para ser ampliado. Mas eu, lendo jornais e vendo reportagens de TV, nunca soube disso, parecia que a decisão já estava sacramentada, que o Morumbi não tem problema nenhum, que só precisa de uma ou outra obrinha mínima, e que é um estádio de nível internacional, de qualidade indiscutível, e motivo de inveja de todas as torcidas do Brasil e talvez do mundo...

4) Por fim, todo início de ano os diretores do SP dão entrevistas exaltando as contratações do time, "cirúrgicas", "brilhantes", "de nivel europeu", que tornarão um time que já é ótimo praticamente invencível. E o que acontece depois? Mais da metade dos reforços nem joga direito, alguns são vendidos sem nenhum alarde, poucos realmente se estabelecem no time... De 2008, Joilson, Juninho, André Lima, só para citar alguns "craques" que vieram e já foram embora sem terem feito nada ou são reservas dos reservas, sem nenhum comentário dos são-paulinos. Fora que, no ano passado, teve gente que disse que com o Adriano o SP seria invencível... E este ano? O contratado para a lateral-direita (Wagner Diniz) tem sido quarta ou quinta opção na posição, outros nomes nem jogado têm, e mesmo os que estão como titulares, Júnior César, Arouca e Washington, estão passando longe de serem reforços brilhantes para o time. E alguém, em algum lugar, se preocupa em questionar os diretores, ou lembrar das declarações iniciais deles, talvez mostrar que o SPFC não é tão infalível como gosta de se fazer?

São alguns exemplos (nem de longe os únicos) de como a mídia "compra" sistematicamente tudo que vem do SPFC, e trata de maneira desequilibrada esse time em comparação aos outros daqui. Será que algum dia isso vai melhorar? Ou os interesses econômicos não permitem isso?

3 comentários:

  1. Muito Bom, Sérgio. Sobre a gripe, vale a pena dizer que mais de 100 pessoas já morreram na Bahia, neste ano, por conta da dengue. Se somarmos febre amarela e outras doenças tropicais, essa tal gripe suína (que segundo a OMS tem uma letalidade tão "violenta" quanto uma gripe normal)fica no chinelo. Lamentável uma parte da imprensa, até séria, dizer que os times mexicanos desistiram da competição. Espero que os times eliminados arbitrariamente, ao menos, vejam a justiça ser feita, com a eliminação do SPFC e do Nacional do Uruguai. E viva o México!

    ResponderExcluir
  2. Serjão,
    O Juca Kfouri, em nome da imparcialidade jornalística, critica muito mais o Corinthians do que outros times. A postura dele em relação aos mexicanos foi mesmo lamentável.

    ResponderExcluir
  3. Vocês resolvem produzir um blog (tudo bem que a temática é corinthiana, fazer o quê!!!) e nem divulgam p/ os irmãos?

    ResponderExcluir