quarta-feira, 1 de abril de 2009

45 minutos para garantir a vaga

Por Renato Godoy

Mano Menezes desta vez não decepcionou. Ousou na escalação do Corinthians relacionando apenas um “volante-volante” (Christian) e três atacantes. Coincidência ou não, os 45 minutos iniciais, em que o time definiu o placar de 3 x 0, tiveram grande atuação de Elias, que foi sacado no intervalo para dar lugar a Túlio.
Com a saída do camisa 7, o Corinthians ficou menos insinuante, sem saber ao certo o que fazer com a bola, apesar de tê-la em seus pés na maior parte do tempo. Tal indecisão do time gerou até vaias dos setores mais abastados do estádio. Isto quando o time já vencia por 3x0!Pela terceira vez seguida, Ronaldo atuou durante todo o jogo. A cada atuação do centroavante ficam provadas duas coisas: ele é realmente um Fenômeno e está longe de estar em forma.
O camisa 9 errou passes, perdeu bolas por falta de agilidade e finalizou com a precisão de sempre. Aliás, fez dois gols legítimos. O mais bonito, no segundo tempo, foi erroneamente anulado. Sofreu falta que deu origem ao terceiro gol e participou até de jogada bem ensaiada, colocando André Santos na linha de fundo, mas faltou a conclusão de um cabeceador. Já no fim do jogo, sem ter opções, encarou dois zagueiros, colocou a bola atrás deles e arrancou para alcançá-la novamente. Não obteve êxito, mas lembrou os velhos tempos. Com toda a falta de forma, soma 5 gols em 7 jogos. Fenômeno.
Outro “destaque” da partida foi a ausência de Douglas. Apesar de eu ser um defensor do meia corinthiano, foi visível a maior mobilidade e eficiência no meio de campo. Sem brilho ou passes geniais – como o Douglas do ano passado -, Wellington Saci deu conta da armação.
Com a classificação para a segunda fase garantida, especula-se que Mano possa escalar um time misto diante do Mirassol, no domingo. No entanto, o jogo contra o time do interior não deve ser encarado como cumprimento de tabela. Se o São Paulo vencer quinta-feira ou no domingo, o Corinthians sofre o risco de perder novamente a segunda posição. A vantagem de dois empates num eventual confronto contra o SPFC nas semifinais não pode ser desprezada.

Contrassenso
Um destaque positivo foi a presença de 21 mil torcedores no Pacaembu, mesmo no horário ridículo das 21h50. Este horário antitorcedor foi criado para adequar os interesses da emissora das novelas, no entanto, a partida desta terça não foi televisionada. Aliás, agora o canal de TV faz campanha, aos moldes do jornalismo cidadão, para que a prefeitura e o governo do Estado disponibilizem linhas para o retorno dos torcedores. Como se estivesse isenta de culpa nesse tratamento dispensado aos freqüentadores de estádios.

3 comentários:

  1. Boa análise, bicho. Assisti ao jogo no "Pé". Concordo com tudo, achei o Túlio ridículo, como sempre.
    Só discordo quanto à armação do time. Para mim, jogamos sem armador, com Saci, Dentinho, Jorge Henrique e, às vezes, André Santos, se movimentando bastante e revezando na função.
    Mas, nesse campeonato, foi uma das melhores partidas do Corinthians, no primeiro tempo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eu não vi o jogo, estava na faculdade, mas vi os melhores momentos. Foi um bom jogo pelo que eu consegui ver.
    Se o Mano deixar de ser covarde e escalar o time ofensivo, o time melhora consideravelmente. Quando o Corinthians conseguiu o gol no final contra o Palmeiras, era 3 atacantes. Enfim, as melhores atuações do Corinthians são com 3 atacantes.
    O Douglas já faz tempo que não tá jogando bem, não sei se era "enganation" ou se a lesão no púbis ainda incomoda, mas se incomodar, avise. Ele não pode continuar jogando assim.
    Já que estamos sem um meia legítimo, com Morais também mal, temos que usar bastante as laterais do campo, com André Santos e de vez em quando o Alessandro, que fez o feijão com arroz dele...
    Acho que é só, vai Corinthians, vai Ronaldo.

    ResponderExcluir
  3. Deh Pierrot, também pensei nessa hipótese de o Mano ter inventado uma lesão do Douglas para poupá-lo, o que seria uma boa ideia até, para evitar a perseguição ao nosso meia. Há muito tempo não via o Morais entrar bem. Ele fez boas jogadas quando substitui Dentinho. Pra mim, o Alessandro tem se destacado mais do que o André, ainda que tenha menos técnica, demonstra ter raça e estar ligado durante todo o jogo.
    Abraço

    ResponderExcluir