quinta-feira, 2 de abril de 2009

Um camisa 10 à altura do Corinthians

por Felipe Carrilho

Douglas, dúvida para a próxima partida, vem, certamente, apresentando um desempenho muito abaixo do esperado nos últimos jogos. Depois de sofrer uma contusão e ficar de fora de algumas partidas, o meia parece não ter recuperado a boa forma e consequentemente o bom futebol. Esse fato tem rendido manifestações contrárias ao jogador nas partidas do Corinthians.

Mas, é preciso ir além dos episódios recentes para se fazer justiça ao armador corintiano. Quem compareceu assiduamente ao Pacaembu, durante a jornada do Timão na série B, testemunhou o tamanho do futebol apresentado por Douglas. Dando belas assistências e também fazendo os seus gols, a participação do meia foi fundamental para o Corinthians fazer a campanha que fez.

Se fizermos um esforço de rememoração mínimo, perceberemos que, de um ano para cá, existiu um Corinthians antes e outro depois de Douglas. Quem não se lembra do sofrimento que era ver o Timão sendo armado por "craques" como Marcel, Heverton, Acosta, entre outros? Quem se esqueceu da irregularidade de Diogo Rincón, e o quanto sofremos, por exemplo, com a desarticulação do meio-campo corintiano na final da Copa do Brasil, contra o Sport?

Douglas chegou e resolveu o problema no ano passado. No início deste ano, o meia esteve muito bem. Os espectadores da goleada corintiana sobre o Estudiantes, da Argentina, presenciaram uma exibição de gala do jogador. Depois da partida, inclusive, Ronaldo Fenômeno teceu fartos elogios ao companheiro, elegendo-o como o craque do time. E o artilheiro tinha razão. Se analisarmos o nível dos jogadores que atuam mesma posição de Douglas no Brasil, chegaremos à conclusão de que se trata de um dos melhores.

O que, então, explicaria a pressão que o armador do Corinthians vem sofrendo por parte de torcedores e de alguns críticos de futebol? Modestamente, acho que tal postura é digna daqueles que andam frequentando as numeradas ou o setor laranja do Pacaembu, o mais caro das arquibancadas. Aqueles que, conforme Renato Godoy já denunciou no texto "Corinthians de Ronaldo ou Ronaldo do Corinthians?", assistem aos jogos do Timão envergando camisas do Milan, de Berlusconi, ou do franquista Real Madrid.

Tudo começou quando, na partida de estreia de Ronaldo, contra o Itumbiara, Douglas deixou de passar a bola ao atacante, chutando em gol (a bola tirou tinta do ângulo direito do goleiro, é bom que se diga). Desde então, a opinião de tais corintianos de ocasião vem se impondo. Será que a Fiel se deixará contaminar?

6 comentários:

  1. Acredito que Douglas tenha se tornado a primeira vítima da Ronaldomania, por conta do seu quase-gol em Itumbiara. Fiquei puto com ele na hora, mas dá pra entender o que ele fez, tinha muita chance de marcar. Acho que o problema dele é de ordem psicológica. Sempre me recordo daquele jogo contra o Estudiantes em que ele arrebentou. Foi o único adversário de série A que eu vi ele destruir - além do São Paulo, quando atuava pelo São Caetano. Falta algum tipo de auto-afirmação pra ele. Acho que o espectro do "craque de série B" deve rondar a cabeça do rapaz.

    ResponderExcluir
  2. Cornetas sempre há, por um lado. Por outro, ele não vem bem. O Mano costuma ser bom em perceber esses momentos e não queimar os jogadores. Espero que ele saiba usar o Douglas na hora certa, e não deixar ele exposto a essa queimação que vem da parte abastada do Pacaembu.

    ResponderExcluir
  3. Aliás, adicionei o blog aos meus três blogs:

    http://manihot.wordpress.com

    http://vailateral.wordpress.com

    http://vamoauto.wordpress.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Concordo que o Douglas não está jogando nem 10% do que já jogou no Corinthians. Mas, acho também que o quadro se agrava com o aumento da pressão dos corneteiros.

    Coloquei o "vailateral" na lista.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Po eu queria o Douglas no meu Mengão. Ele "joga com classe".

    Obrigada pela visita la no Futebol e História e parabéns pelo blog. É muito bom encontrar outros blogs que abordem a parte sociocultural do esporte também. Tô te adicionando aos meus favoritos tb. E voltarei mais vezes aqui!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Lara,
    Vocês tiveram um meia que por aqui não jogava nada, mas no Flamengo arrebentou: Renato!
    Abraço.

    ResponderExcluir