quarta-feira, 13 de maio de 2009

Onde estão nossos ídolos???

Para provar que este blog, embora corintiano até nos ossos, adota uma postura "ecumênica" em relação a torcedores de outros clubes, publicamos, abaixo e extraordinariamente, um texto de um amigo que, apesar de palmeirense, é muito gente boa:
por Marcelo Russo

Numa época em que o futebol é apenas dinheiro aos olhos de muitos atletas, conseguimos garimpar algumas pessoas que fazem o seu trabalho não apenas pela parte financeira, mas também por amor.

Exemplo disso é Marcos Roberto Silveira Reis, ou simplesmente Marcos, São Marcos, Marcão. Goleiro da SE Palmeiras, vem se destacando no clube já há gloriosos 10 anos. Sua trajetória ao longo deste período, fez ele tornar-se um ídolo incontestável da torcida palmeirense.

Muitos desses torcedores, por outro lado, não têm a devida paciência quando uma contusão mais séria acontece e Marcos tem que se afastar e, por exemplo, em seu retorno, precisa levar um tempo para ter de volta sua forma física.

Como todo ser humano, Marcos é passível de erros. Suas falhas, que não são muitas, ainda são lembradas, mas será que recordamos de todas as vezes que ele salvou o time?

Enfrentamos uma carência tão grande de ídolos que, além de se identificarem com a torcida, jogam por amor ao trabalho. Além do exemplo de Marcos, temos, num passado cada vez mais distante, muitos outros que fizeram história em seus respectivos clubes, tais como: Sócrates, Neto e Marcelinho (Corinthians), Ademir da Guia e Oberdan (Palmeiras), Raí (São Paulo), Pelé, Clodoaldo e Pepe (Santos), assim como tantos outros que me faltam à memória.

Se formos analisar, nos dias de hoje, quem é ídolo em algum clube? Se eu estiver dizendo bobagem, por favor me corrijam, mas vejo apenas Marcos e Rogério Ceni, pelo Palmeiras e São Paulo respectivamente. Nem vou citar o Ronaldo do Corinthians, porque ele não se encaixa exatamente no que eu quero mostrar, pois chegou há apenas alguns meses e, apesar de estar jogando e ajudando o Corinthians, não tem a mesma história que nossos dois exemplos acima.

E o Santos, Portuguesa, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Cruzeiro, Atlético Mineiro têm quem? Viram onde quero chegar? Faltam a vários clubes não alguém que venha de algum lugar, se identifique e vá embora, depois de uma temporada ou um campeonato, atraído pelo tilintar das moedas estrangeiras.

Por isso, parabéns a Marcos e Rogério Ceni, que ainda conseguem levar no coração o escudo e as cores de seu time, sem se deixar abalar pelos altos e baixos da carreira. Sinto pena dos torcedores carentes de ídolos, pela falta de competência de alguns dirigentes, que só visam o lado lucrativo do futebol.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com Sr. Marcelo Russo (meu PAI) que teve sua palavra em destaque neste blog de maioria alvi-negra.
    São raros os jogadores que tem realmente amor ao time, que jogam com o coração. Marcos e Rogério Ceni são mesmo, exemplos de jogadores com o time no coração e não no bolso.

    ResponderExcluir
  2. Comentariozinho suspeito esse, hein... kkkkkkk

    ResponderExcluir