quinta-feira, 4 de junho de 2009

Agora sim, é Corinthians















por Rui de Castro

O Timão chegou mais uma vez a uma final de Copa do Brasil, a sua segunda consecutiva. Desta vez, enfrentando o Vasco na semifinal, decidirá o título contra o Internacional de Porto Alegre.
O que quero ressaltar neste texto é a maneira com que o alvinegro do parque São Jorge conquistou o direito à decisão. Parece-me que o fiel torcedor estava mal acostumado. A série B foi vencida de maneira bem fácil, confesso que mais fácil do que eu poderia imaginar; veio o Campeonato Paulista, e mais um título. O time mostrando entrosamento, vencendo as partidas, Ronaldo, o fenômeno, fazendo gol a cada partida e, de repente... o Corinthians voltou a ser Corinthians, nosso velho e bom Corinthians.

O fiel torcedor se acostumou a ver o time na fila, mesmo assim nunca desanimou. Depois de 1977, com o título paulista, outras conquistas vieram, inclusive o Brasileirão de 1990, nosso primeiro campeonato brasileiro. Mas o sofrimento sempre nos acompanhou. Quem não se lembra do título nacional de 2005, com Tevez e companhia? A última partida, a que decidiu o campeonato, foi “corinthianamente” sofrida.

Ouvi de muitos amigos, alguns não-corinthianos, que o Corinthians já estava na final, pois venceria o Vasco com facilidade. Eu não tinha tanta certeza assim. O que se viu no Pacaembu, nossa casa, foi uma partida que deixou os torcedores locais, em alguns momentos, com o coração na mão. Muito ataque do Vasco, muito sofrimento para nós, apesar da deficiência do ataque cruzmaltino. Alessandro voltou a jogar com seriedade, e fez a diferença em campo. Felipe salvou, mas em alguns momentos parece que “dormiu” durante a partida. Ronaldo mostrou que talvez não devesse ter ficado fora nas últimas partidas; é craque, mas está precisando de mais ritmo de jogo (o drible em Fernando Prass, sem a conclusão para o gol, mostrou bem isso).
Enfim, nos classificamos. De maneira sofrida – eu sofri muito – nos classificamos; como o corinthiano já cansou de ver, nos classificamos. E que venha o Inter e o título. Com sofrimento, tudo bem, já estou acostumado. Nosso sorriso vem mais feliz assim.

Um comentário:

  1. o seu corinthias jogu covardemente com o regula mento de baixo do braço espero que jogue dessa mesma forma contra o internacional com um ronaldo fora de forma enganado no ataque querendo cobras faltas q o propio nao tem capacida para efetua espero que o curinthias tenha no proximo jogo esse arbitro ladrao

    ResponderExcluir