quarta-feira, 24 de junho de 2009

Melhores do que em 2008

Por Renato Godoy

Penso que todo o corinthiano já notou que o time que irá a campo no próximo dia 1°de julho é bem superior àquele que foi derrotado pelo Sport na Ilha do Retiro em 2008. Olhando atentamente às escalações, nota-se uma mudança radical, para melhor, no time alvi-negro. Comparemos então o time que foi à final da Copa do Brasil no Recife com o provável elenco do dia 1º:

2008
Felipe; Carlos Alberto (Lulinha), Chicão, William e André Santos; Fabinho, Eduardo Ramos, Alessandro e Diogo Rincón (Acosta); Dentinho (W. Saci) e Herrera

2009
Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian e Elias; Dentinho, Douglas e Jorge Henrique; Ronaldo

Sem entrar no mérito da qualidade, nota-se de antemão que o time tornou-se mais ofensivo. De um 4-4-2 defensivo, passamos para um 4-2-3-1, ressucitando os pontas. Enquanto em 2008 tínhamos 3 volantes, reduzimos esse número para dois. E são exatamente esses dois, Cristian e Elias, que tornam a equipe de hoje muito superior àquela. Com firmeza na marcação e velocidade e habilidade para sair jogando, são o grande diferencial desta equipe. A ausência de Eduardo Ramos certamente preenche uma importante lacuna no meio corinthiano.

É louvável também o deslocamento de Alessandro para a lateral-direita, que tinha como titular o improvisado Carlos Alberto - muito esforçado, e só. O setor ganhou em muito com o camisa 5. Aliás, vale forçar a memória. Desde quando não tínhamos tanta segurança na lateral-direita? Creio que desde 2002/03 com o Rogério, que em seguida passou para o meio.

Outra observação pertinente é sobre a qualidade dos reservas que entraram no jogo do Recife. Hoje, ao invés de Lulinha, entraria Boquita. No lugar de Saci, Marcelo Oliveira. Dois upgrades, sem dúvida - com o perdão do upgrade. Quanto a Acosta, acredito que Souza empata com ele em termos de "qualidade".

Ocorreram melhoras também naqueles que continuaram no time. Felipe, está aparentemente mais seguro, não falha desde o gol de Diego Souza, em março. No ano passado esse intervalo era impensável.
William e Chicão dispensam comentários. André Santos e Dentinho tiveram oscilações, mas apresentam bom nível técnico. O jovem atacante finaliza melhor e é mais objetivo do que há um ano.

Não é justo comparar Herrera com Ronaldo. Sinto falta do atacante argentino nessa equipe, podia ser, na pior das hipóteses, um bom reserva, ou fazer a função de Dentinho ou Jorge Henrique. Por fim, é até ridículo ressaltar, com o camisa 9 - alguém imaginava que ele viesse quando da final de 2008? - o Corinthians ganhou mais poder de decisão. Decisão, que parece ser o ambiente preferido do atacante. Que assim seja.

Mano Menezes, espinha dorsal desse time, também está melhor, mais ousado e quase infalível. Acredito que dificilmente adotará uma postura acanhada - covarde, pra quem preferir - como naquele fatídico 11 de junho de 2008.

3 comentários:

  1. Sem falar no entrosamento que a equipe ganhou no ano. Tá pra nóis!

    ResponderExcluir
  2. Felipe não só não falha desde março como vem pegando tudo, está numa fase impresisonante. De fato, o time melhorou muito, mas o adversário também é muito melhor que o Sport. Acredito no Timão, mas é bom o pessoal entrar sério e pra ganhar lá no sul.
    Saudações alvinegras!
    Nicolau
    www.futepoca.com.br

    ResponderExcluir
  3. Verdade, Nicolau. Creio que na mesma medida em que o 2x0 é melhor do que o 3x1, o time do Inter é melhor do que o do Sport. Aliás, acompanhando o Sport na Libertadores deste ano, senti novamente a dor de ter perdido aquele título, que futebolzinho joga aquela equipe do Recife...
    Abraço

    ResponderExcluir