quinta-feira, 19 de março de 2009

De novo, a hora de Mano


Por Renato Godoy



Mais uma vez Mano Menezes chega a um clássico com a obrigação de vencer. Nos maiores confrontos do ano, repetiu a postura tímida dos clássicos do ano passado. Ao menos conseguiu sair com dois empates – com até certo gosto de vitória.
A verdade é que o comandante corinthiano precisa mostrar uma audácia que o cacife para ser o técnico do centenário do clube de Parque São Jorge. Título este que deve ser almejado pela maioria dos principais treinadores do país.
Tirante os clássicos, Mano tem histórico acima da média no Corinthians. Mas os números podem mentir. Para o corinthiano o assunto ainda dói. Mas, vale lembrar, que no ano de 2008 a maioria dos adversários do Timão eram da série B. A título de ilustração, coloco abaixo os jogos que o treinador corinthiano disputou contra times pertencentes à Série A:

2008
27/01 Corinthians 0 x 0 São Paulo
20/02 Corinthians 1 x 0 Portuguesa
02/03 Corinthians 0 x 1 Palmeiras
26/03 Santos 2 x 1 Corinthians
16/04 Goiás 3 x 1 Corinthians
30/04 Corinthians 4 x 0 Goiás
20/05 Botafogo 2 x 1 Corinthians
28/05 Corinthians 2 x 1 Botafogo
04/06 Corinthians 3 x 1 Sport
11/06 Sport 2 x 0 Corinthians

2009
22/01 Corinthians 2 x 2 Barueri
15/02 São Paulo 1 x 1 Corinthians
08/03 Palmeiras 1 x 1 Corinthians
15/03 Santo André 0 x 0 Corinthians

Apenas 4 vitórias em 14 jogos. Sendo que todos esses êxitos foram em casa. Neste ano, nenhuma vitória, mas também nenhuma derrota. Nos jogos da Copa do Brasil, todas as vitórias em casa foram “retribuídas” com derrotas nos campos adversários. Uma das 4 vitórias, diga-se, foi contra a Portuguesa, que meses depois voltou à série B.
Por essa ótica, o desempenho de Mano está muito aquém do esperado. Afinal, o campeonato deste ano, felizmente, será o da primeira divisão. Outro fator a perturbar Mano Menezes é o fato de a equipe ter vencido jogos apenas contra aqueles que frequentam as partes menos nobres da tabela do Paulistão. O adversário melhor posicionado que o Corinthians venceu foi o São Caetano, que ocupa a 9ª colocação.
É verdade que o Corinthians é o único time paulista invicto na temporada, mas, convenhamos, está longe de convencer a Fiel.
Domingo
Com o perdão da obviedade, acredito que o Santos deve ser um adversário duro para o Corinthians. A obrigação de vencer está em ambos os lados. Já que, principalmente no caso do time do litoral, a classificação para a próxima fase não está consolidada. Analisando o lado que me interessa, as prováveis ausências de Chicão e Elias são preocupantes. Conforme já foi dito aqui, a escalação de Túlio em clássicos é uma temeridade, dado o desequilíbrio do volante. Escudero seria um risco ainda maior, já que o defensor argentino parece continuar na sua busca incessante pela primeira expulsão no futebol brasileiro. Ainda que seu último cartão tenha sido aplicado mais pela sua fama do que pela infração em si. Na eventual ausência de Chicão, aponto como melhor opção o jovem Diego. Por fim, se Ronaldo for implacável como de costume, Dentinho atuar como no último jogo o Santos sofrerá para segurar o ataque do alvinegro da capital. Mano Menezes tem grandes chances de sair vitorioso de um clássico pela primeira vez. Mas para isso é preciso ousadia. E ela tem de partir do comando técnico.

2 comentários:

  1. Concordo com tudo, bicho. E acrescento: na defesa, qualquer um, menos Jean!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. hehehehe, a ideia de escalar Diego foi menos pelo talento dele e mais pela pipocagem do ex-zagueiro do, segundo seu post, nosso maior rival.
    Abraço

    ResponderExcluir