quarta-feira, 17 de junho de 2009

O lado esquerdo

por Felipe Carrilho


Como já é sabido por todos, o Corinthians terá o desfalque de André Santos para o jogo desta noite contra o Internacional.

Ao contrário do que quase toda a cobertura jornalística vem enfatizando, a ausência do lateral representa um dano ao Timão equivalente àquele causado ao Inter pelos desfalques de Bolívar, Kléber, D'Alessandro e Nilmar.

Apenas partindo de um simplório raciocínio matemático é possível concordar com tal tese da imprensa, pois ninguém pode negar que o 4 é um número maior do que o 1. Mas um mínimo de esforço analítico é suficiente para relativizar esta constatação.

Enquanto o Internacional virá ao Pacaembu buscando prioritariamente empatar, ou perder por uma diferença de poucos gols, o Corinthians tem a obrigação da vitória. As ausências mais sentidas pelo Inter - D'Alessandro e Nilmar - referem-se a jogadores fundamentalmente ofensivos. E Andrezinho, por exemplo, provável substituto do meia argentino, tem o forte poder de marcação como uma de suas características.

No Corinthians, por outro lado, o desfalque de André Santos representa um duro golpe na armação das jogadas ofensivas, função que será tão importante para o jogo desta noite. O problema também é agravado pela falta de substitutos com características semelhantes para a posição.

Entre os condidatos à vaga, Diego é um bom zagueiro, mas na partida contra o Vasco, no Pacaembu, mostrou-se um lateral improvisado muito deficiente para realizar a saída de bola. Wellington Saci, embora mais parecido com André Santos na questão da ofensividade, costuma falhar muito na marcação. E, finalmente, Marcelo Oliveira, ótimo jogador, ainda está voltando, depois de 2 anos se recuperando de contusões...

Será uma dura decisão para Mano Meneses, e que São Jorge o ilumine!

Vai Corinthians!!!

Um comentário:

  1. Bela análise, sem dúvida eles priorizarão a parte defensiva. A saída de bola sem o André Santos - que já criticamos justamente muitas vezes - fica muito prejudicada. Não tenho palpite muito claro ainda sobre a posição, mas apostaria no Marcelo Oliveira. Realmente, o Diego matou a criatividade do lado esquerdo do Corinthians naquele jogo contra o Vasco, sendo um dos principais responsáveis pela partida ser tão modorrenta, ainda que vitoriosa pra nóis.
    É hoje!

    ResponderExcluir