sexta-feira, 27 de março de 2009

Caminhos cruzados: Casão, Ronaldo e o Corinthians


por Felipe Carrilho


A vida, às vezes, é capaz de apresentar coincidências históricas incríveis, que podem até fazer duvidar de sua total casualidade e despropósito. De certo, não existe racionalidade na história, estando tal atributo localizado no discurso histórico, na maneira como os homens apreendem o passar do tempo. São os homens, portanto, que conferem sentido aos séculos, "enxergando" as coincidências históricas.

Walter Casagrande Júnior, o nosso Casão, captou, no ar, a beleza do momento pelo qual passamos, os corintianos:

"Minha história e a do Corinthians tem uma ligação forte. E coincidiu de o Corinthians cair para Série B e eu ter problemas, com os dois se recuperando quase ao mesmo tempo. É lógico que não dá pra comparar uma coisa com a outra, mas são situações que se cruzam".

E Casão foi além, ao comentar a vinda ao clube daquele que, hoje, enverga a camisa 9 do Timão, que outrora fora sua, Ronaldo:

"Tanto o Corinthians merece ter um jogador como o Ronaldo, quanto o Ronaldo merece jogar no Corinthians. O Corinthians tem uma coisa especial e o Ronaldo também é um jogador especial. Ele teve problemas, ficou desacreditado. Então, não tem lugar melhor para ele se recuperar do que um clube como Corinthians".

Os percursos de Casão, Ronaldo e do Corinthians se conjugam atualmente numa poesia histórica (para quem quer enxergar). E Casão, assim, como Ronaldo, e o próprio Corinthinas se levantam novamente:

"A recuperação do Corinthians está igual a minha: aos poucos vai voltando ao lugar que merece. Mesmo caindo para série B, o Corinthians é o Corinthians. As pessoas olham para o clube e respeitam. Meu caso é mesma coisa: o que eu fiz, o que eu fui e sou, não tem como apagar. O que aconteceu comigo foi um retrocesso, uma queda para a segunda divisão da vida. Mas eu voltei. Ou melhor, estou voltando aos poucos, adquirindo respeito novamente".


Volta, Casão, você está na história do Timão!

4 comentários:

  1. Que bom que o Casão está voltando. E bom que ele esteja se declarando ao Corinthians, de novo.

    ResponderExcluir
  2. To com 19 anos hoje, não tive a oportunidade de acompanhar Casagrande, Rivelino, Sócrates, Basílio, Vladimir, Neto, mas sem dúvida nenhuma o Casão tá no coração de todos os Corintianos, até os que não puderam acompanhar seu maravilhoso futebol.
    E é ótimo ver o Casão e o Corinthians tão ligados, e é justamente isso que falta hoje em dia: o amor à camisa.
    Bons tempos esses em que jogadores não saíam do clube em pouco tempo, e não pensavam somente em jogar lá fora pra jogar na seleção/ganhar dinheiro.
    Sem mais.
    VAI CORINTHIANS!

    ResponderExcluir
  3. Deh Pierrot,
    Eu diria que o Marcelinho, apesar dos pesares, foi o último desses ídolos duradouros a envergar a camisa do Corinthians.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. É, eu vi o Marcelinho jogar... tá de brincadeira né, o jogador que mais ganhou títulos pelo Corinthians.
    Outro que se ficasse também ia virar ídolo seria o Tevez, mas ele preferiu ir pro Westham...
    E também acho que deveriam fazer uma homenagem ao Marcelinho, sei lá, um último jogo com ele no Corinthians.
    E acho que ele tem bola pra jogar no Corinthians hoje no lugar do Douglas, tá jogando muito o Marcelinho.
    Abrass.

    ResponderExcluir