sexta-feira, 6 de março de 2009

Pitacos corintianos para o clássico contra o Palmeiras

por Felipe Carrilho


Apesar da vontade demonstrada em campo, ficou claro, na partida do Corinthians contra o Itumbiara, que Ronaldo ainda está muito longe da forma física de um atleta profissional. Tal constatação obviamente contraria as diversas declarações dadas por membros da comissão técnica corintiana, segundo as quais o que falta agora para o Fenômeno é principalmente ganhar ritmo de jogo. Ronaldo ainda precisa emagrecer e melhorar muito o seu condicionamento físico para se equiparar aos demais jogadores do elenco.

A dois dias do confronto contra o Palmeiras, já sabemos que o camisa 9 corintiano entrará em campo. O que todos se perguntam é se Mano Menezes optará por escalá-lo como titular, ou se promoverá a sua entrada no decorrer da partida. Apesar de todas as adversidades enumeradas acima, entendo que Ronaldo deveria sair jogando desde o início. Na partida contra o Itumbiara, nos poucos 27 minutos em que esteve em campo, jogou melhor do que Jorge Henrique e Souza juntos. Este último, se não bastasse sua condição técnica limitada, se mostrou muito inseguro contra o time goiano, cometendo diversos erros infantis durante todo o tempo em que atuou.

Mano Menezes precisa rever a sua maneira de atuar nos momentos importantes à frente do Corinthians, como nas decisões e nos clássicos. O treinador dá a impressão de sentir o peso da responsabilidade nessas horas. Foi assim na final da Copa do Brasil, no ano passado, contra o Sport, quando optou por montar, antes do jogo, tal esquema de isolamento para a equipe, que esta teve de chegar disfarçada ao aeroporto e hospedar-se a quilômetros de distância do local da partida. Essa estratégia se revelou desastrada, terminando por apequenar o time do Corinthians. Também no recente clássico contra o São Paulo, o excessivamente cauteloso esquema tático adotado pelo comandante, com três zagueiros, possibilitou ao time reserva do Morumbi o domínio completo da partida.

Sugestão de escalação e esquema tático para o Corinthians contra o Palmeiras no próximo domingo:


______________Felipe________________

________Chicão_____William___________

Fabinho______Cristian_____André Santos_

________Elias________Boquita_________

_____________Douglas________________

_______________________Dentinho_____
_____________Ronaldo_______________

Nenhum comentário:

Postar um comentário